Em Destaque PRR - Medida Descarbonização da Indústria (705 M€) 28 Jan 2022 Competitividade Financeira e Fiscal

APOIO À DESCARBONIZAÇÃO DA INDÚSTRIA
APOIO À DESCARBONIZAÇÃO DA INDÚSTRIA

Está aberto o  Aviso N.º 02/C11-i01/2022,  Descarbonização da Indústria,  concurso que integra o PRR - Plano de Recuperação e Resiliência | Transição Climática – C11.

A dotação do concurso é de 705M€. Não está previsto qualquer limite de apoio por projeto, contudo este poderá vir a ser limitado para que se cumpra o objectivo de apoiar, no mínimo, 300 projetos de descarbonização.

Destina-se a empresas de qualquer dimensão e forma jurídica, e a entidades gestoras de parques industriais.

As empresas deverão ter CAE declarado na cat. B "Indústrias extrativas" (CAE 05 a 09) ou cat. C "Indústrias transformadoras" (CAE 10 a 33).

 

O concurso visa o apoio à implementação de projetos de descarbonização da indústria (processos e tecnologias de baixo carbono, medidas de eficiência energética e energias renováveis).

 

Tipologia de investimento elegíveis

São suscetíveis de apoio os projetos com as seguinte tipologias:

  • Processos e tecnologias de baixo carbono na indústria: introdução de novos processos, produtos e modelos de negócio inovadores ou a alteração de processos visando a sua descarbonização e digitalização, incluindo tecnologias e soluções limpas e inovadoras de baixo carbono que promovam o uso eficiente dos recursos e a sua circularidade, incluindo simbioses industriais, potenciem a sustentabilidade e a resiliência das cadeias de valor; a incorporação de novas matérias-primas, de combustíveis derivados de resíduos, incluindo biomassa e biogás; do recurso a simbioses industriais e medidas de economia circular, incorporando inovação; a substituição e/ou adaptação de equipamentos e processos para novas tecnologias sustentáveis e vetores de energia renovável; medidas que visam a adoção de gases fluorados de reduzido potencial de aquecimento global. É ainda relevante um aumento da eletrificação dos consumos finais de energia, designadamente através da eletrificação dos consumos finais de energia na indústria e do reforço do acesso e da qualidade de serviço, principalmente em zonas industriais;
  • Adoção de medidas de eficiência energética na indústria: reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa, em paralelo com a adoção de sistemas de monitorização e gestão de consumos que permitam gerir e otimizar os consumos de energia aproveitando o potencial da digitalização e a automação;
  • Incorporação de energia de fonte renovável e armazenamento de energia: promoção da incorporação de hidrogênio e de outros gases renováveis na indústria, designadamente naquelas situações em que as opções tecnológicas custo-eficazes para descarbonização, como por exemplo as através da eletrificação, são mais limitadas.

  

Taxa de incentivo

Os apoios assumem a forma de subsídio não reembolsável. A taxa de incentivo é variável em função das tipologias de despesas elegíveis do projeto, da dimensão das empresas e da sua localização.

Os projectos serão avaliados em função das emissões evitadas, do grau de maturidade e inovação das soluções técnicas a serem implementadas, da maturidade financeira e da redução dos consumos de energia que proporciona.


Prazo para a apresentação da candidatura

29 de abril de 2022 (19h00)

 

Saiba se o investimento que  vai fazer na sua Empresa se enquadra neste aviso.


A Fine Solutions faz a Candidatura e dá-lhe todo o acompanhamento necessário no processo.



Consulte-nos!

Saiba se o investimento que vai fazer na sua Empresa se enquadra neste aviso.

A Fine Solutions faz a Candidatura e dá-lhe todo o acompanhamento necessário no processo.

Consulte-nos!

Incentivos Fiscais e Financeiros

Somos o seu Parceiro de Excelência para ajudar a sua Empresa na Captação e Otimização de Incentivos Fiscais e Financeiros. A Fine Solutions pretende ser o catalisador de todos estes Apoios por forma a ajudar as Empresas a serem mais Competitivas. Tratamos de todos os processos com base num modelo justo de Success Fee.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.